Esta foto incrível foi tirada com câmaras especiais ontem a bordo do avião TF-SIF da Guarda Costeira da Islândia. A figura mostra as três principais crateras da erupção em Eyjafjallajökull que tem 200 a 500 metros de diâmetro cada uma.
A foto lembra inegavelmente a figura de um monstro que parece ter aberto caminho do interior da terra para mostrar a sua fúria cuspindo fogo e enxofre. As consequências disto são a maior disfunção de sempre nos transportes na Europa em tempos de paz.
**************************
O especialista em glaciares Helgi Björnsson teme que a actual erupção vulcânica no glaciar Eyjafjallajökull poderá causar o vulcão vizinho Katla entrar em erupção o que poderia ter consequências muito mais graves.
“Há canais de erupção entre Eyjafjallajökull e Katla e o magma poderá disparar para dentro do vulcão Katla. Katla talvez só precise de um empurrão “, disse Björnsson.
O especialista em glaciares acrescentou que o que estamos a testemunhar agora é um espectáculo único de fogo e gelo. Como a erupção em Eyjafjallajökull ainda está forte, as pessoas devem estar conscientes de que poderá comportar-se de forma semelhante como na última erupção, em 1821.
In ) http://www.islandia.com.pt/
1 comentário:
Isto da natureza é uma coisa muita linda pá, imagine-se um bocado de fumo e cinza a fazer cantar as aves nos aeroportos europeus.
Quanto a banca rota, já foi incomendado agulhas especiais uma vindas da CP, outras do ferro velho mais famoso do país
Enviar um comentário