12/05/2009

Guimarães Capital Europeia da Cultura em 2012

Guimarães, foi hoje designada Capital  Europeia da Cultura 2012
 

As origens da ocupação humana na região de Guimarães são muito antigas. Nas imediações da cidade, na Penha, encontram-se sinais de presença humana que nos remetem para os tempos remotos da Pré-História. Espalhados pelo concelho, subsistem inúmeros vestígios de antigos povoados, em especial dos períodos castrejo e romano. A ocupação do território actualmente ocupado pelo centro urbano de Guimarães remete-nos para a Idade Média.
No século X, a Condessa Mumadona Dias, tia do Rei Ramiro II de Leão e viúva do Conde Hermenegildo Gonçalves, mandou construir na sua terra de Vimaranes um mosteiro duplex (misto, acolhendo frades e freiras), à volta do qual a população se foi fixando. Para defesa do povoado que foi crescendo junto do mosteiro, Mumadona fez erguer, no início da segunda metade do século X, o Castelo, que se viria a tornar num dos monumentos mais simbólicos da nacionalidade portuguesa. Em torno desse monumento, foram-se instalando moradores, dando origem a um segundo povoado.
Ao longo dos séculos, a vila de Guimarães ganhará monumentalidade com a construção de diversos conventos, igrejas e casa senhoriais. Ao mesmo tempo, serão renovados alguns espaços públicos. Porém, no essencial, serão preservadas as características da sua traça medieval que, em grande medida, irão sobreviver às ideias urbanísticas modernizadoras introduzidas a partir da segunda metade do século XIX. AQUI


Sem comentários: