09/05/2009

Dia da Europa … 2009



27 Países que partilham muito em comum mas ainda estão e continuarão longe duma comunhão satisfatória.
É um espaço geográfico de múltiplos idiomas que nos separam sem que haja jeitos de arrancar para uma língua comum … Vivemos em encontros e desencontros constantes.
Temos uma economia diversificada e muitos milhões de pobres… Uns outros tantos excluídos...Também reúne esta Europa, vários milhões de ricos …Não sabemos se algum dia este espaço virá a ser uma união politica estável …porque para que isso aconteça, por princípio é preciso ter:-Um sistema de segurança social comum, uma língua comum - uma língua que não pode ser pátria de nenhum pais e também um rendimento minimo sustentável comum a todos os cidadãos .
Desenganem-se aqueles que inventaram a união dos povos por uma Moeda…
A União Europeia ainda tem centenas de caminhos para percorrer!!!
Há um caminho muito especial até aos Urais…!!!

Declaração Schuman de 9 de Maio de 1950

A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criadores à medida dos perigos que a ameaçam.
A contribuição que uma Europa organizada e viva pode dar à civilização é indispensável para a mauntenção de relações pacificas. A França, ao assumir -se desde há mais de 20 anos como defensora de uma Europa unida, teve sempre por objectivo essencial servir a paz. A Europa não foi construida, tivemos a guerra.
   A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto: far-se-à por meio de realizações concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto. A união das nações europeias exige que seja eliminada a secular oposição entre a França e a Alemanha.
Com esse objectivo, o Governo francês propõe actuar imediatamente num plano limitado mas decisivo.

Imagem -  Declaração Schuman de 9 de Maio de 1950O Governo francês propõe subordinar o cunjunto da produção franco-alemã de carvaõ e de aço a uma Alta Autoridade, numa organização aberta à participação dos outros paises da Europa. 
   A comunitarização das produções de carvão e de aço assegura imediatamente o estabelecimento de bases comuns de desenvolvimento económico, primeira etapa da federação europeia, e mudará o destino das regiões durante muito tempo condenadas ao fabrico de armas de guerra, das quais constituiram as mais constantes vítimas.
    A solidariedade de produção assim alcançada revelará que qualquer guerra entre a França e a Alemanha se tornará não apenas impensável como também materialmente impossivel. O estabelecimento desta poderosa unidade de produção aberta a todos os paises que nela queiram participar, que permitirá o fornecimento a todos os países que a compõem dos elementos fundamentais da produção industrial em idênticas condições, lançará os fundamentos reais da sua unificação económica.
   Esta produção será oferecida a todos os países do mundo sem distinção nem exclusão, a fim de participar na melhoria do nível de vida e no desenvolvimento das obras de paz. Com meios acrescidos, a Europa poderá prosseguir a realização de uma das suas funções essenciais: o desenvolvimento do continente africano. Assim se realizará, simples e rapidamente, a fusão de interesses indispensável à criação de uma comunidade económica e introduzirá o fermento de uma comunidade mais vasta e mais profunda entre países durante muito tempo opostos por divisões sangrentas.    AQUI

José da Costa  Velho

Sem comentários: