03/05/2009

Coisas da várzea - BOA SEMENTE




UMA COUVE GALEGA ou do HORTO com 3,5 metros 

Couve Galega  ou do Horto

Nome Científico: Brassica oleracea var. acephala.

Coisas que se dizem desta couve :-

“estas couves de folha possuem um maior teor de clorofila e carotenóides, são mais ricas em vitamina A e cálcio. São utilizadas na confecção de sopas e cozidos.”

“A couve galega transporta consigo um travo leve e aveludado, um gosto de requinte e uma imagem extremamente sensual para alimento”

“A couve contém vitaminas A, B, C, minerais, como o enxofre e fibras. Durante a compra é interessante observar o aspecto de produto fresco, como por exemplo, se não estão murchas, se não existem manchas escuras ou amarelas e se os talos estão firmes. Os talos da couve são utilizados como medicamento. A couve combate a asma e bronquite, pois o enxofre actua como expectorante. As fibras protegem a mucosa gástrica, diminuindo a acidez do estômago.”

Receita de Caldo Verde / uma iguaria nos santos populares…

Ingredientes:

2 l de água

450 gr de batata

500 gr de couve galega (cortada para caldo verde)

1 colher (de sopa) de sal grosso

2,5 dl de azeite

Preparação:

Põem-se ao lume numa caçarola a água e o sal;

Logo que comece a ferver, deitam-se as batatas descascadas e cortadas aos bocados.

Estando cozidas esmagam-se voltando a colocá-las na água da cozedura, juntando as folhas de couve cortadas para caldo verde, depois de bem lavadas em duas ou três águas.

Junte o azeite e deixe levantar fervura por dois ou três minutos com a caçarola destapada, para a couve ficar bem verde.

Sirva em tigela juntando uma rodela de chouriço para dar gosto.

Acompanhe com broa de milho ou pão de centeio.

 

Couves com feijão

 Ingredientes: Feijão cozido, Couve do horto , Azeite, sal , Água

 Preparação: Coloca-se água numa panela e mete-se ao lume . Corta-se a couve o mais miúda possível (tipo caldo verde ). Quando a água estiver a ferver, coloca-se a couve, o sal e um pouco de azeite. Deixa-se cozer e quase ao fim da cozedura, mistura-se o feijão cozido. Vai a levantar fervura, prova-se de sal e retira-se do lume.

 Nota: Os nossos antepassados coziam as suas comidas no lume a lenha, na lareira. A comida tinha outro sabor e economizavam o gás...

Também os mais antigos, comiam este prato sem qualquer acompanhamento, apenas escorriam o caldo e deitavam um pouco de azeite sobre a comida.

Ninguém me diga que antigamente é que era bom!

 J/cV


Sem comentários: