21/04/2008

Comemorar, recordar e festejar Abril

Comemorar Abril, é recordar os Jovens Capitães e os seus homens naquela madrugada em que muitos sentiram pela primeira vez o ar fresco da liberdade. É recordar os milhares de homens e mulheres de todas as idades a invadir de alegria as ruas de Norte a Sul. É recordar cada minuto, cada hora, cada dia que se seguiram.

Recordar Abril, é recordar as canções do Zeca Afonso ou do Adriano Correia de Oliveira ou os poemas de Ary dos Santos e Manuel da Fonseca( entre muitos outros ) . É recordar o fim da censura, o direito de reunião, de manifestação e de livre associação.

Festejar Abril, é viver o pluripartidarismo, o direito a voto e as eleições de todos os órgãos políticos, como pilares da democracia representativa e a participação de milhares de cidadãos ligados ao movimento associativo popular que contribuíram e contribuem com a sua experiência de democracia associativa, particularmente no Poder Local Democrático. É ver consagrado na Constituição da República, um Estado com preocupações sociais na saúde, no ensino, na justiça, na segurança social - uma sociedade solidária - mas também uma economia mista onde há lugar à iniciativa privada, ao cooperativismo, à economia do Estado como garante dos bens públicos e regulador da economia. (…)Extrato c_MAP

ABRIL, por gente mil

Vinte e cinco de ABRIL,

fez-se alvorada!

Num ímpeto se levantaram fardas.

Soldados, Capitães e outros mais

vieram de espingardas,

com balas contra os tais

as armas não usaram.


Era manhã, cravos as decoraram

em massa imensa

O amanhecer chegou

ultrapassando crises e atormenta

Não vacilara o Povo, generoso,

Úbere, impetuoso.


…Gente num passado pereceu

Aqui, aquém e Além-mar.

noutros tempos de breu,

de amordaçar…

José Velho

Ligações -Revolução dos CRAVOS


Sem comentários: