18/09/2008

ACTUALIDADES ** Novo Código do trabalho é hoje debatido no Parlamento

ACTUALIDADES  em 18 de SETEMBRO

1.O barril de Petróleo baixou 32 dólares ficando ao preço de Setembro de 2007.

A "Galp", desce €0,01 ( um cêntimo) no preço do Litro do Gasóleo, mantêm a gasolina .A “BP” sobe ( um cêntimo ) por litro o preço da Gasolina .

 

O Presidente da República Portuguesa, (Aníbal Cavaco Silva) sobre a eventual intervenção do Estado para fazer baixar os preços dos combustíveis disse:

«A questão é complexa, principalmente porque se insere numa crise financeira internacional muito forte e também de grande complexidade, pelo que não se pode responder de forma apressada»

 

2. As batatas de consumo (aumentaram por culpa dos custos de transporte) e estão a um preço médio de 48 cêntimos por quilo. O arroz carolino a um preço médio de 80 cêntimos por quilo.

 

3. 60 mil milhões de Euros foi o empréstimo da reserva Federal dos USA, para que a administração da "AIG" não fosse cair à sopa dos pobres .

4. O Washington Mutual, o maior banco de poupanças de particulares dos EUA, colocou-se à venda

Como sempre, a populaça aguenta o fundamentalismo do mercado !

Quem compõe, e para que serve a AdC ???!!!


*************************************

Começa hoje, na Assembleia da República, um debate sobre o novo Código do Trabalho que, deverá ser aprovado mas não podemos esquecer o que este documento representa no que respeita à perda de direitos dos Trabalhadores portugueses depois do 25 de Abril de 1974.
Segundo alguns analistas do direito do trabalho, este projecto de novo Código agrava o já péssimo Código que o Governo de Durão Barroso e Bagão Félix fizeram aprovar em 2003, onde na altura, responsáveis socialistas e hoje podemos tirar
um retrato de coerência da tomada de posição PS, ficando aqui a recordação de que, em 10 de Abril de 2003, vários deputados do PS (entre os quais o actual Ministro do Trabalho, Vieira da Silva) apresentaram uma declaração de voto contra o Código de Bagão Félix onde, entre outros expostos , consideravam que a proposta
«conflitua, aberta e frontalmente, com a lógica e as normas da Lei Fundamental. Aquilo que verdadeiramente está em causa, não são, apenas, as opções normativas neste ou naquele regime laboral. O que verdadeiramente está em causa, é a filosofia e a alteração estrutural das leis laborais que a Proposta de Lei encerra: o reforço dos poderes do empregador, o enfraquecimento da dimensão colectiva, o acentuar da dependência do trabalhador, visão que, tendo em conta a matriz constitucional do direito do trabalho e a concepção que perfilhamos dos direitos dos trabalhadores, não podemos compreender nem aceitar».
Vozes do PS dizem hoje que este novo diploma em debate é de inovação .
– Será inovação contra a precariedade laboral ???
Outros consideram –o como um recuo civilizacional . 
Oh Zé!...Não há pachorra
***********************************************************************************
"Campos da Várzea" faz hoje o seu 1º Aniversário.
Começou sem projecto estudado e por mera curiosidade.
As postagens não tem periodicidade regular.
"Orion" apareceu para colaborar . Pois seja bem vindo com a sua prosa , talvez guerreira a partir de Janeiro de 2009 Ano Eleitoral de Três em UM .

Sem comentários: