25/11/2009


Primeiro Ministro inaugura MARL ENERGIA, em Loures
A maior Central Fotovoltaica do mundo em zona urbana

O Primeiro-Ministro, Eng. José Sócrates, presidiu esta Terça-feira à cerimónia de inauguração oficial da central fotovoltaica do MARL, a maior central Fotovoltaica do mundo em zona urbana, localizada nos terrenos e telhados do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, em Loures.
"Reforçar a nossa autonomia estratégica dos combustíveis fosseis é absolutamente essencial. A única alternativa é a aposta nas energias que têm como base os recursos nacionais, as renováveis" disse José Sócrates, acrescentando que esta central fotovoltaica fica como símbolo de um país que há alguns anos fez uma escolha e optou pela energia renovável como forma de combater o endividamento externo e alterar o panorama energético nacional, uma vez que "metade desse endividamento diz respeito à factura energética e ao petróleo".Acompanhado pelos seus Secretários de Estado, Fernando Serrasqueiro e Carlos Zorrinho, o ministro da Economia, Vieira da Silva, defendeu a necessidade de Portugal estar presente em todas as etapas da investigação e desenvolvimento tecnológico na área das energias renováveis. "Estamos a viver uma autêntica revolução e não podemos ficar à espera que apareça a última palavra neste domínio para começarmos a avançar".
Ângelo Correia, presidente da Fomentinvest SGPS, principal accionista da empresa que organizou o consórcio responsável pelos 31 milhões de euros de investimento privado nesta Central Solar Fotovoltaica, disse: “estamos dispostos a manter a liderança nesta área simbólica das energias renováveis” e tendo projectos em vários países para além de Portugal, reconheceu que José Sócrates sempre apostou nesta área de inovação tecnológica e ambiental. A obra será paga em 10 anos e Ângelo Correia elogiou ainda a capacidade da Efacec pelas soluções encontradas em obra, que permitiram pôr a central a funcionar com meses de antecipação, relativamente ao inicialmente previsto.Nas palavras do anfitrião da cerimónia, Rui Serôdio, presidente da SIMAB, SA (gestora e accionista de vários Mercados Abastecedores em Portugal, incluindo o MARL) “este projecto é o mais significativo e o mais visível da estratégia de gestão que estamos a desenvolver e que é complementar à nossa actividade principal que é a operação dos mercados hortofrutícolas, de pescado e de flores”. Deu este como exemplo de “uma parceria exemplar entre uma empresa pública e uma privada”, a MARL, SA que desenvolveu “um projecto, que à partida parecia impossível” e o vendeu à Fomentinvest, que teve a capacidade de o transformar numa realidade.Para além da venda da licença de exploração durante 25 anos à Fomentinvest, o MARL recebe ainda uma renda pelo aluguer do espaço onde está instalada a central, que é equivalente a 30% da sua factura de energia. No ano em que o MARL completa 10 anos, a gestão liderada por Rui Serôdio conduzirá a empresa ao seu primeiro ano de lucros. Uma aposta também valorizada em termos de imagem. “Nós já tínhamos visitas de todo o mundo para verem a plataforma logística e agro-alimentar, agora temos outras pessoas de todo o mundo que vêem visitar a central solar fotovoltaica”.
A MARL ENERGIA produz mais de 6 MW de energia que injecta na rede da EDP. É suficiente para abastecer 3 mil habitações, sustentando as necessidades anuais de mais de 12 mil pessoas.
O pioneirismo do projecto MARL ENERGIA ajuda a colocar Portugal na vanguarda europeia da utilização de fontes de energias renováveis. Aposta na responsabilidade social (deu emprego a 100 pessoas) e sobretudo na sustentabilidade ambiental, contribuindo com mais de 7 mil toneladas de redução das emissões de carbono para a atmosfera.
O caminho para esta nova Era Energética, terá a sua próxima etapa em Copenhaga de 7 a 18 de Dezembro.

José Sócrates inaugura a Marl Energia





Um momento de boa disposição entre Ângelo Correia, José Socrates e Rui Proença



( In- Lápis lazuli www.lapislazuli.pt/

Sem comentários: