25/04/2009

ABRIL da LIBERDADE - 35 Anos

Foto da Sessão solene no Teatro Virgínia em TORRES NOVAS

Memória

Se recuarmos 35 anos, antes do 25 de Abril de 1974, verificamos que não havia liberdade.

Existia censura, a actividade política, associativa e sindical era quase nula e controlada pela polícia política, havia presos políticos, a constituição não garantia os direitos dos cidadãos, Portugal mantinha uma guerra colonial e encontrava-se praticamente isolado na comunidade internacional.

A informação e as formas de expressão cultural eram controladas, fazia-se uma censura prévia que abrangia a imprensa, o cinema, o teatro, as artes plásticas, a música e a escrita.

Não havia Liberdade.

Com a actividade política condicionada, não havia eleições livres e a única organização política aceite era a União Nacional/Acção Nacional Popular.

A oposição ao regime era perseguida pela polícia política (Pide/DGS) e tinha de agir na clandestinidade ou refugiar-se no exílio.

Os oposicionistas, sob a acusação de pensarem e agirem contra a ideologia e pratica do Estado Novo, eram presos em cadeias e centros especiais de detenção como por exemplo o (Tarrafal).

Não havia Liberdade nem Democracia

Não havia Liberdade nem Paz

Não existia o direito de reunião e de livre associação e as manifestações eram proibidas.

O país estava envolvido na guerra colonial em Angola, Guiné e Moçambique, o que gerou o protesto de milhares de jovens e se transformou num dos temas dominantes da oposição ao regime.

Hoje é difícil aos mais novos, e a outros menos esclarecidos, imaginar como era Portugal antes do 25 de Abril de 1974. Mas se pensarmos que por exemplo, as escolas tinham salas e recreios separados para rapazes e raparigas, muitos discos e livros estavam proibidos, existiam nas rádios listas de música que não podia passar e cortes nos filmes por simples beijos.

Naquele tempo não havia acesso a muitas das coisas que hoje fazem parte do nosso dia-a-dia, e sobre todos os rapazes de 18 anos pairava o espectro da guerra.

A Mudança teve de acontecer, fez-se o 25 de Abril e Portugal tornou-se diferente. Para chegarmos aos dias de hoje, foi necessário aprender a viver em democracia.

Passo - a- passo, dia - a - dia, Portugal foi mudando .

A Constituição garante hoje os direitos económicos e sociais aos cidadãos.

Hoje podes livremente dizer aquilo com que concordas e o que não apoias, integrar associações, viver num novo Espaço Europeu e ter acesso directo ao Mundo sem receio de censura ou perseguições.

Para continuar a obra começada no 25 de Abril podemos e devemos participar e construir algo diferente num Portugal melhor e dizer bem alto.

"Ditadura nunca mais !"

*** J/cV adaptação texto SEJ ***

Sem comentários: