25/01/2009

REFERENDO - em VIANA do CASTELO



Consulta popular  disse Não á  integração de Viana do Castelo na Comunidade Intermunicipal Minho-Lima

 

Hoje  Foram chamados às urnas Os 88.105 eleitores de Viana do Castelo para um referendo local que decidia  a integração ou não do concelho na Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM).

 O resultado deste referendo marcou a continuidade de Defensor Moura na presidência da Câmara de Viana do Castelo, já que o autarca socialista garantiu reiteradamente, durante a campanha eleitoral, que se demitiria "de imediato" caso a maioria dos eleitores se pronuncia-se a favor da integração na CIM, independentemente dos níveis de adesão às urnas.

 Como o referendo só é vinculativo se mais de 50 por cento votarem. Desta vez os vianenses disseram duas vezes não a este estado politico – Disseram não à integração e disseram Não ao participar no acto. Apenas pouco mais de 30 % dos Eleitores foram ás urnas.

A abstenção foi de 69,24 por cento. Este nível de abstenção, deverá preocupar toda a população e a classe política em particular.

A Câmara e a Assembleia Municipais de Viana do Castelo já tinham rejeitado a integração do concelho na CIM, mas o PSD propôs a realização de um referendo. Afinal não valeu a pena !

Sem comentários: