18/11/2008

Mulheres na ciência - Paula Moreira, Marina Kirillova e Susana Solá

Prémio L'Oreal Mulheres na Ciência 2008

Realizou-se em 11 de Novembro a 5.ª edição do prémio L’Oréal, onde estas Jovens Cientistas Portuguesas com menos de 35 anos , foram distinguidas com a medalha de honra L’Oréal, resultado das suas investigações sobre a doença de Alzheimer e Química Verde.


Marina Kirillova 30anos, doutorada em química e investigadora no Instituto Superior Técnico de Lisboa.


Susana Solá, 32 anos, doutorada em farmácia e investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.


Paula Moreira, 33 anos, doutorada em ciências biomédicas é do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.


Estas jovens “que desenvolvem o seu trabalho em Portugal. É um sinal evidente de que a ciência feita em Portugal tem qualidade e de que tem um futuro muito risonho pela frente', disse Maria Cavaco Silva ao CM.

As três cientistas foram unânimes ao dizerem que os 20 mil euros do prémio servem como “um enorme incentivo” à continuação dos seus trabalhos.

A mais jovem das galardoadas nasceu na Bielorrússia. Apesar das saudades da família, Kirillova quer continuar em Portugal com o marido, também ele cientista

O prémio, criado em 2004, é uma iniciativa da L´Oréal Portugal, da Fundação Nacional da UNESCO e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Em 2007 o prémio foi entregue a jovens docentes da universidade de Aveiro distinguidas no âmbito das suas investigações que estudam o cancro do pulmão e a diabetes.

Fonte: – Correio da Manhã , D D , JN

Sem comentários: