30/07/2008

( SMS) SEM PRÉMIO


Linguagem de SMS e Messenger "contamina" testes e trabalhos escolares

30 de Julho de 2008, 11:01 Por Helena de Sousa Freitas, da agência Lusa * * *

A linguagem utilizada nas mensagens de telemóvel e nos programas de comunicação instantânea, como o Messenger, tem vindo a ser transportada pelos mais jovens para o contexto escolar, surgindo nos trabalhos e até nos testes.

"É certo que a língua não é homogénea e que os jovens utilizam abreviaturas e um estilo coloquial quando enviam SMS ou estão no Messenger mas, na comunicação escrita formal, devem seguir a ortografia em vigor", defende João Malaca Casteleiro, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para quem "estes dois planos não podem ser confundidos".

Todavia, a realidade é distinta - os estudantes nem sempre estabelecem uma fronteira entre as formas de comunicação informal e a grafia a utilizar na sala de aula.

"Usei muito as abreviaturas, até mesmo nas fichas escolares. Por exemplo, em vez de 'porquê' colocava 'pk' e tirava todas as vogais da palavra 'contigo'", contou Carolina Lourenço, de 13 anos, à agência Lusa.

Três Comentários


Vasco


Há que distinguir duas questões fundamentais: A comunicação e o registo. Que me lembre a comunicação sempre se baseou na fala, gravada, etc. O registo, na escrita. Está a acontecer que a comunicação está-se a efectuar ao nível da escrita, com um meio de transferencia de informação imperfeito. Claro que é preciso economizar, tornar mais rápido, numa espécie de escrita comprimida. Agora que os putos substituem a escrita como forma de registo por uma forma comprimida que se destina a comunicar, penso ser intolerável. Claro que crescem logo fenómenos em volta de tudo isto, com formas bizarras e modas estranhas, indecifráveis para os mais velhos, o que até dá jeito.
Educadores, não cedam ao facilitismo, apertem com eles pois precisam de ser orientados, embora o Governo pense o contrário.


zé povinho

A culpa é das operadoras de telemóvel que obrigam ao uso de SMS por porem as mensagens de vóZ a preços incomportáveis . O telefone é um aparelho de excelência para falarmos uns com os outros mas o enriquecimento , que ninguém controla ) das companhias telefónicas- enriquecimento esse que também contribui para o endividamento das famílias, anda a perturbar a escrita e a criar um futuro de analfabetos em termos ortográficos e talvez mais ...
Perceberam ?!!!Ou é preciso fazer um desenho !

um linguista, observador independente

A maior "contaminação" começou com a reforma luso-brasileira da lingua...depois é so uma questão de tempo!

Sem comentários: