05/05/2008

MAIO DE 68


__

O Maio de 1968

Começou com uma série de greves estudantis que irromperam em algumas UNIVERSIDADES e escolas do ensino secundário em PARIS, Teve inicio a 2 de Maio 1968 e ficou associado à sublime expressão

É Proibido Proibir !

A primavera de 1968 ficou assinalada em todo o Mundo por uma agitação estudantil que se cristalizava no protesto contra a Guerra do Vietname. Visou a sociedade de consumo dessa poderosa América de então. Mas foi em França que das Universidades às fábricas mais se fez sentir e a partir de 10 de Maio, o Quartier Latin conheceu várias Noites de Barricadas.O fecho da Sorbone a 3 de Maio de 1968, foi o despoletar da grande revolta . Revolta que teve em solidariedade com os estudantes F. Mitterrand, P. Mendes Françe e muitos outros .

A CGT e o partido Comunista Francês que na altura não se opuseram, mantiveram algum distanciamento dos “esquerdistas”. (às vezes as vanguardas recuam) .

Foi também nesta altura que em França O SALÁRIO MÍNIMO INTER PROFISSIONAL GARANTIDO, passou de 2,2 francos hora para 3 Francos aumentando dessa forma em 7% o valor real dos Salários. A Crise durou ATÉ 29 DE MAIO – de Gaulle e os militares puseram-lhe termo.

Depois foi o que se viu. Nas urnas os gaulistas conseguiram 358 deputados dos 485 lugares no Parlamento. Façam as contas.Todavia a crise de Maio de 68 abalara profundamente a V República Francesa e menos de um ano depois o general De Gaule perdia o referendo de 28 de Abril de 1969 e resolvia deixar o poder.


**

Sem comentários: