04/12/2007

QUAL NATAL ???- Que NATAL

53 OPERÁRIAS FICAM SEM DOIS SUBSÍDIOS DE NATAL

A fábrica de confecções Dergui, em Paul, Covilhã, encerrou e deixou no desemprego e sem subsídios de Natal 53 trabalhadoras. A unidade têxtil chegou a laborar com mais de 250 trabalhadores, mas foi despedindo pessoal através de sucessivas reestruturações.

NÃO HAVIA FALTA DE ENCOMENDAS" Elisabete Lopes, 28 anos, Covilhã

“Não estávamos à espera. Não podem dizer que não havia encomendas, porque nós não parámos um dia, havia sempre trabalho. Eu já trabalhava aqui à 14 anos, o que é metade da minha vida. Nem tiveram a decência de nos entregar os documentos para enviarmos ao centro de emprego. Foi o sindicato que os arranjou. Na verdade, nós nem conhecíamos o dono, nunca soubemos quem era, só conhecíamos a delegada comercial.”

"SÓ UM EMPREGO E PRECÁRIO" Paulo Carneiro, 30 anos, Lisboa

“Terminei a licenciatura em Ciências da Comunicação há
dois anos e até agora só consegui arranjar um emprego, precário e a recibos verdes, que durou pouco mais de um ano. Tratava-se de um serviço administrativo sem qualquer relação com aquilo que andei a estudar nos últimos quatro anos. Já tinha trabalhado antes de ir para a faculdade, mas decidi continuar os estudos para me especializar e para ganhar mais dinheiro. Afinal foi um contra-senso: tirei o curso e estou no desemprego.”

"ESTOU SEM TRABALHO E SEM SUBSÍDIOS" Dário Zabumba, 25 anos, Évora

“Tirei o curso de Física e Química mas nunca fui colocado como professor. Ao fim de um ano e meio consegui emprego num hipermercado, mas depois de seis meses de trabalho não me renovaram o contrato e fui para o desemprego sem ter direito a subsídio.

NOVOS CASOS SURGEM EM SETÚBAL

Mais
de 80 trabalhadores da empresa setubalense Unidos Panificadores, que receberam
uma carta para ficar em casa durante dois meses, estão sob ameaça de desemprego, caso se concretize a falência da empresa proposta pelos accionistas.

TAXA DE DESEMPREGO EM PORTUGAL (Outubro de 2007 – em percentagem)

POR INDICADORES / 3.º TRIMESTRE / VARIAÇÃO HOMÓLOGA (em relação ao ano passado)

População desempregada / 444,4 / 6,5%

Homens / 197,6 / 6,8%

Mulheres / 246,8 / 6,2%

Dos 15 aos 24 anos / 83,5 / -8,9%


Dos 25 aos 34 anos / 137,0 / 3,7%


Dos 35 aos 44 anos / 97,4 / 14,9%


Com 45 anos ou mais / 126,5 / 16,3%

Fontes:- : INE / Correio da manhã

Sem comentários: