19/10/2007

TRATADO de LISBOA

O acordo alcançado ontem ,quinta-feira, na Cimeira de Lisboa da UE, sobre o novo Tratado da “constituição” europeia é um marco histórico no entendimento diplomático entre os países da UE .

Trata-se de um Tratado Reformador da EU, e Portugal ficara ligado a este tratado consoante as condições criadas nesta cimeira de Lisboa para esse efeito.

Na Cimeira Europeia de 13 e 14 de Dezembro, em Bruxelas, será tomada uma decisão sobre a criação de um grupo de sábios para analisar os desafios da Europa no contexto da globalização e será aprovada uma declaração da UE sobre este tema.

Este novo Tratado europeu, que substituirá a falhada Constituição Europeia, colocará a U E, num novo rumo de trabalho e orientações de ordem global.

Os chefes de Estado e de Governo dos 27 chegaram a acordo na Cimeira, no princípio da madrugada de hoje, sobre o novo Tratado Reformador da UE, que será assinado a 13 de Dezembro, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Alcançado o acordo, cada um dos 27 Estados-membros terá em seguida de ratificar o novo Tratado até à Primavera de 2009, a tempo de este entrar em vigor antes das eleições para o Parlamento Europeu de Junho do mesmo ano.

In) Imprensa Geral == J/cV

2 comentários:

Pedro Antunes disse...

Este Partido Socialista perdeu toda a dignidade, há quem diga que o melhor presidente para o PSD tem de seu nome, José Sócrates. Não se enganam...
Exactamente como dizes, “novo Tratado europeu, que substituirá a falhada Constituição Europeia” ou seja, os chefes, autoridades politicas da União, esquecesse do significado de democracia e acabam por dar uma valente “ponta pé no cu” de todos aqueles que votaram não para o Tratado Europeu, nomeadamente a Holanda e a França.
É a isto a chamada Europa da liberdade e da democracia? Não me parece… Uma vergonha à escala mundial. Anda tudo cego? Em os senhores estavam com medo do voto popular, então decidiram fazer o que a sua classe social pretende, impondo um tratado reformador. Atropelando tudo e todos. Estes senhores não respeitam o conceito de democracia, não estão lá a representar quem os elegeu. São um perigo para as liberdades e para a democracia. Tudo com um cunho especial, do governo PS/Sócrates.
Vamos de mal a pior...

"Campos da Várzea" disse...

Oh peduke. O Tratado é um bom tratado
e a liberdade e a democracia não são postas em causa quando os eleitos assumem responsabilidades nos contratos e nos tratados que assinam.
Quanto a ser ou não ser respeitado o conceito de democracia, são opiniões .
Perigo??─ Olhe que Não. Olhe que não !